Bem Vindos ao Garota Wicca



Bem vindos ao Blog garota Wicca, aqui iremos abordar temas sobre a Antiga Religião e o Sagrado Feminino.
Sinta-se a vontade para compartilhar nosso conteúdo, esclarecer duvidas e nos enviar postagens!
Tire suas dúvidas, aprenda e compartilhe suas vivências!
Descubra nossos caminhos na bruxaria moderna, leia as aventuras da Grande Mãe através dos tempos, compartilhe nossas dicas e caminhe junto de Arádia!
Abençoados sejam os que buscam a Deusa com amor & humildade e Blessed Be!

Athame: Fogo ou Ar?




Edward Waite publicou seu livro chamado "The Pictorial Key to the Tarot" juntamente com seu baralho em 1910. Waite era um Cabalísta e membro da Golden Dawn. Neste livro Waite estabeleceu muitos dos simbolismos que se tornaram padrão na interpretação do Tarot e seu entendimento simbólico. Esta obra se tornou uma referência e influenciou praticantes de diversos sistemas mágicos que passaram a adotar a simbologia estabelecida e lá demonstrada por Waite. Alguns estudiosos afirmam que como Waite tinha um voto de segredo junto a Golden Dawn, ele inverteu as correspondências fogo/ar dos naipes para preservar o seu juramento. Os que afirmam isso dizem que ele não podia inverter o significado óbvio de copas e sua ligação com o elemento água e que da mesma forma seria impossível substituir o naipe de ouros, visto que sua ligação com o dinheiro e a terra também é demasiadamente direta. Desta forma, a Golden Dawn associava o ar com bastos e fogo com espadas e Waite inverteu estes naipes associando bastos com o fogo e ar com espadas.

Assim, afirma-se que ele decidiu usar espadas e bastos para despistar os não iniciados, pois além de sua natureza abstrata estes naipes não estavam tão em voga no século passado. Muitos dizem, então, que foi assim que surgiu a correspondência athame/ar e bastão/fogo e que por esse razão ela está errada e que é hora de desfazer esse equívoco e relacionar o athame com o fogo e o bastão com o ar nos rituais de Bruxaria. Para a maioria dos praticantes de magia é difícil desassociar o simbolismo ar/espadas, fogo/bastões em função do uso comum entre os muitos sistemas mágicos e praticantes. Eu mesmo fui ensinado a usar o athame para o ar e o bastão para o fogo e assim procedo até os dias de hoje. Será que Waite realmente inverteu os naipes como afirmam alguns? Ou será que esta afirmação é fruto de especulações e visões particulares sobre a correspondência existente entre os elementos e os instrumentos mágicos e uma desculpa sem fundamento para dar aos Instrumentos novas correspondências? Se olharmos em alguns mitos vamos ver que a Espada e o quadrante leste (ar) e o bastão e o quadrante sul (fogo) já estavam associados um ao outro milhares de anos antes da própria publicação do livro de Waite. Um exemplo claro disso é o Mito das 4 Jóias dos Celtas.
O mito diz claramente que entre os Celtas existiam 4 cidades nas quais se aprendiam a ciência, o conhecimento e as artes sagradas. O mito prossegue dizendo que em um determinado ponto os Deuses decidem trazer estas 4 Jóias do Outromundo para este.
Mirdyn traz, então, a Pedra do Destino, de Falias, a cidade ao norte dos Tuatha. Ogma traz a Espada da Luz de Findias (leste), a gloriosa cidade das nuvens que ficava ao Leste. Nuada traz a Lança da Vitória de Gorias, a cidade do fogo brilhante ao sul. Dagda traz o Caldeirão da Fartura de Murias, a cidade construída na quietude das águas profundas à oeste. Assim, podemos perceber claramente que estas quatro jóias nos remetem simbolicamente aos 4 Instrumentos Mágicos:
Pedra do Destino (Lia Fail) = pentáculo
Espada da Luz = athame/espada
Lança da Vitória = bastão
Caldeirão da Fartura = cálice/caldeirão
Assim, não vejo motivo algum para mudar a Tradicional correspondência ar/athame e bastão/fogo usada há tanto tempo. Se for verdade que as correspondências dos elementos encontradas no "Pictorial Key to the Tarot" estão invertidas, jamais saberemos. Isto se trata apenas de especulação de alguns ocultistas, já que o próprio Waite não deixou nada escrito sobre esta provável inversão feita por ele que alguns alegam que foi feita para preservar seus juramentos de segredo e manter os Mistérios longe dos olhos dos não Iniciados. Entre especulações e suposições das pessoas e referências encontradas em mitos, particularmente prefiro o simbolismo mitológico. Obviamente tanto o simbolismo tradicional (ar/espada e fogo/bastão) quanto o especulativo (ar/bastos e fogo/espadas) tem sua lógica.
No simbolismo tradicional, além de toda a parte mitológica já exposta acima, podemos observar que uma espada quando balançada no ar reproduz o som dos ventos e que o bastão é uma versão moderna das varinhas usadas na antiguidade para criar "milagrosamente" o fogo através da fricção, além da madeira ser o combustível natural para este elemento. No simbolismo especulativo, vemos que uma espada para ser feita precisa ser temperada no fogo e que o bastão é feito dos ramos de árvores, que ficam suspensas no ar e são balançadas pelos ventos . Ambos os simbolismos estão corretos. O que vai determinar o usado é aquele que fizer mais sentido para você.

Nenhum comentário: